Governo cancela horário de verão neste ano
06/04/2019
Informativo Enermerco 1904
25/04/2019
Exibir tudo

Com aumento dos reservatórios, CMSE descarta térmicas mais caras em abril

conta de luz ainda mais cara

O Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico anunciou a manutenção da estratégia de não despachar usinas termelétricas fora da ordem de mérito, após concluir que o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas vai continuar subindo, mesmo com a redução das chuvas no final do período úmido.

O CMSE esteve reunido nesta quarta-feira, 10 de março, quando discutiu, entre outros assuntos, o retorno à operação do Polo 1 do primeiro bipolo do linhão de transmissão que escoa energia das usinas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau). Em nota divulgada no inicio da tarde pelo Ministério de Minas e Energia, o comitê informou que a volta à normalidade do linhão permite o escoamento de 1.575 MW de energia das hidrelétricas 37 dias antes da data prevista, “fruto de esforços conjuntos das instituições do Comitê e dos agentes, com relevante impacto na redução do custo de operação do SIN (Sistema Interligado Nacional).”

A instalação de transmissão que transporta energia de  Porto Velho (RO) até Araraquara (SP) voltou a operar no último domingo, 7 de abril, após ficar 84 dias indisponível em consequência de danos em equipamentos da estação conversora do bipolo 1 . Houve restrição de 1.500 MW de potência na transferência de carga para a região Sudeste.

Em março, as chuvas ficaram próximas ou ligeiramente acima da média nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional, de acordo com o CMSE, e os reservatórios equivalentes chegaram a 39,9% no Sudeste/Centro-Oeste; 46,2% no Sul; 52,8% no Nordeste e 66,5% no Norte. Em abril, elas estão próximas da média história para o período em todo o país, e nos próximos sete dias os maiores volumes de chuva deverão ser registrados nas bacias dos rios Tocantins, Xingu, São Francisco e Doce. No sul do país deve chover abaixo da média.

No início do mês o nível dos reservatórios equivalentes aumentou em todas as regiões à , exceção da região Sul. Até o dia 8 de abril, o armazenamento atingiu 40,6% no Sudeste/Centro-Oeste ; 42,3% no Sul; 55% no Nordeste e 68,1% no Norte.

Fonte: Canal Energia