Bandeira tarifária para abril é verde
02/04/2019
conta de luz ainda mais cara
Com aumento dos reservatórios, CMSE descarta térmicas mais caras em abril
15/04/2019
Exibir tudo

Governo cancela horário de verão neste ano

Porta-voz da Presidência, Otavio Rego Barros Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros , confirmou nesta sexta-feira a decisão do presidente Jair Bolsonaro de acabar com o horário de verão para o ano de 2019. O presidente disse mais cedo, em um café com jornalistas,  que a medida seria tomada em breve .  No Twitter, o presidente afirmou  que estudos técnicos “apontam para a eliminação dos benefícios”.

O tema  vinha sendo estudado pelo governo e a decisão foi tomada baseada em estudos encomendados pelo presidente ao Ministério de Minas e Energia (MME). Por enquanto, a extinção do horário de verão só tem validade para esse ano.

De acordo com o porta-voz, o MME realizou análises técnicas e pesquisas de opinião que apontaram que 53% são favoráveis ao fim do horário. Ele, no entanto, não soube informar os dados referentes aos que são contrários ou não responderam a pesquisa.

Embora a medida tenha a validade apenas para esse ano, o governo continuará fazendo estudos para avaliar sua extinção definitiva.

Historicamente, o horário de verão  começa no terceiro domingo de outubro, mas seu início em 2018 foi adiado por conta do segundo turno das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se não houvesse o adiamento, aumentaria a diferença de horário entre os estados do Sul e do Sudeste e os que já têm fuso diferente, atrapalhando a divulgação dos resultados das urnas.

Em vigor desde 1931, a mudança de horário foi uma estratégia do governo para gerar economia de energia, já que, durante a estação, as pessoas chegavam em casa e ligavam os chuveiros, ocasionando picos de consumo e grande desperdício.

Fonte: O Globo