Ministro diz que apagão foi causado por sobrecarga no Ceará e talvez um ‘evento’ em local ainda não detectado
16/08/2023
MME assina ordem de serviço para ligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional de energia
23/08/2023
Exibir tudo

SC em alerta: El Niño promete primavera de ‘pico máster’, com ciclone e chuva

Epagri alerta para aumento de chuvas e risco de ciclones extratropicais na região

A influência do fenômeno El Niño deve intensificar a primavera em Santa Catarina, trazendo consigo calor, ciclones e precipitações acima da média, conforme anunciado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Com o avanço da estação, a expectativa é de um aumento gradativo nas chuvas, tornando-se mais frequentes e intensas. Durante esse período, é provável que os catarinenses vejam mais dias nublados do que o usual.

O fenômeno El Niño, previsto para ter uma atuação marcante nesta primavera de 2023, amplia os riscos de eventos extremos. A população deve ficar atenta a chuvas fortes em curtos intervalos de tempo, bem como a temporais caracterizados por atividade elétrica intensa, granizo e rajadas de vento.

Segundo informações da Epagri, o El Niño, nos próximos meses, tende a apresentar uma intensidade que varia entre moderada a forte, com seu ápice esperado entre outubro e dezembro. Paralelamente, o fenômeno tende a potencializar a ocorrência de ciclones extratropicais, comuns entre o litoral da Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Estes ciclones representam riscos significativos para embarcações, devido aos fortes ventos e mares agitados, ocasionando, em muitas situações, ressacas.

Mas, para quem não está familiarizado, o que é o El Niño? Trata-se de um fenômeno atmosférico-oceânico que envolve o aquecimento atípico das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Tal evento, que ocorre em intervalos que variam de dois a sete anos, é resultado do enfraquecimento dos ventos alísios, ocasionando variações climáticas significativas em várias partes do mundo, com consequências socioeconômicas e ambientais nas áreas afetadas.

Fonte: Jornal Razão