Informativo Enermerco 1812
24/12/2018
Demanda por energia elétrica atingiu novo recorde nesta quarta-feira
17/01/2019
Exibir tudo

Consumo cresce 1,8% em dezembro, diz CCEE

Os dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2018 apontam aumento de 1,8% no consumo de energia elétrica no país, quando comparados ao mesmo período de 2017. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia ao longo do último mês de 2018 no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 63.165 MWmédios, frente aos 62.041 MWmédios consumidos ao longo de dezembro do ano anterior.

O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), teve aumento de 1,2% no consumo, número que leva em conta na análise a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento dos agentes fosse desconsiderado, o consumo seria 2,4% maior, índice com impacto direto das altas temperaturas registradas em 2018, na comparação com o mesmo período de 2017.

No Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (com consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o consumo cresceu 3,3% quando a migração é incluída na análise. Sem a inclusão das novas cargas oriundas do ACR, o consumo teria aumento de 0,4%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores têxteis (+12,6%), de bebidas (+7%) e de minerais não metálicos (+6%) foram os segmentos com maior evolução no consumo, quando a migração não é considerada na análise. Por outro lado, os ramos de veículos (-8,5%), metalurgia (-3,7%) e de comércio (-2,1%) apresentaram retração no consumo dentro do mesmo cenário sem migração.

O InfoMercado Semanal Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em dezembro, equivalente a 97,45% de suas garantias físicas, ou 49.828 MWmédios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 90,69%.

Fonte: Último Instante