Informativo Enermerco 1909
20/09/2019
Revisão das regras de geração distribuída entra em consulta pública
15/10/2019
Exibir tudo

CMSE: reservatórios devem fechar período seco com menos de 24% no SE/CO

Os reservatórios equivalentes das regiões Sudeste e Centro-Oeste devem atingir no final de outubro 23,7% de sua capacidade total, contra 31,1% registrados em setembro. Na região Sul, o nível de armazenamento esperado é de 38,7%, com queda menor em relação aos 41,6%, do mês passado; no Nordeste, de 37,3%, contra 43,9%; e no Norte e de 31,5%, com redução significativa na comparação com os 48,7% de setembro. Os dados foram apresentados durante a reunião mensal do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico nesta quarta-feira, 2 de outubro.Nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia destaca que os valores de armazenamento registrados no fim do mês passado são superiores aos verificados em 2018, à exceção a região Sul. No Nordeste, o destaque foi a recuperação dos reservatórios, que atingiram em 2019 armazenamento equivalente de 58%, melhor percentual desde 2012.

À exceção do trecho da bacia do São Francisco que fica antes da barragem da hidrelétrica de Três Marias (MG), em todas as bacias hidrográficas do Sistema Interligado foram registradas chuvas abaixo da média histórica nas ultimas quatro semanas. Para os próximos dias, a previsão é de pouca chuva nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, na região Sul.

Exportação de energia

Em apresentação sobre os resultados da Consulta Pública 84, que trata da proposta de exportação de energia de usinas termelétricas, a Secretaria de Energia Elétrica do MME informou que as contribuições dos participantes são favoráveis às diretrizes do MME em relação a conceitos  como oferta de preço, liberdade econômica e respeito ao papel dos agentes. “O MME está consolidando a proposta de Portaria com as contribuições recebidas e em breve publicará o novo regulamento”, informou a nota do CMSE.

Fonte: Canal Energia