Para o diretor da Aneel, a privatização das distribuidoras é o que "melhor representa o interesse público". Foto: Estadão
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (25/5) consulta pública para colher subsídios e contribuições para o aprimoramento das Regras e Procedimentos de Comercialização de Energia Elétrica.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) encaminhou este ano proposta de adequação das Regras e dos Procedimentos de Comercialização de Energia Elétrica para contemplar o disposto nas Resoluções Normativas nº 898/2020 e 899/2020.
O objetivo dessa etapa do processo é verificar a conformação das mudanças necessárias nas Regras e Procedimentos de Comercialização de Energia Elétrica ao disposto nos novos normativos. O mérito da matéria constante nas duas resoluções já foi amplamente discutido nas Consultas Públicas e na Análise de Impacto Regulatório – AIR que precederam a publicação dos dois normativos.
Entre as solicitações, a CCEE propõe calcular a média de geração do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) dos últimos cinco anos utilizando a unidade “MWmédios” para retirar o efeito dos diferentes números de horas de cada mês. Também pede que o cálculo da geração média do MRE seja realizado a partir de agosto de cada ano, e não por ano civil, considerando o histórico de geração dos últimos sessenta meses, com a divulgação do resultado na segunda quinzena do mês de outubro de cada ano.
O Relator do processo, diretor Hélvio Guerra, decidiu pela abertura de Consulta Pública pelo período de 26 de maio a 25 de junho de 2021, com prazo regulamentar inferior aos 45 dias utilizados de forma ordinária pela ANEEL. A definição do prazo ocorreu devido a urgência e relevância da aprovação das Regras, uma vez que a contabilização do mês de março de 2021 indica a ocorrência de exposições financeiras de energia para os geradores que adotaram o perfil de sazonalização do MRE e isso pode voltar a acontecer nos próximos meses.
Fonte: CCEE