Cresce inadimplência no mercado livre
12/07/2018
Informativo Enermerco 1807
19/07/2018
Exibir tudo

Aumento na conta de luz da Celesc deve ficar entre 10% e 13%

A conta de luz dos catarinenses vai ficar mais cara a partir de 22 de agosto, quando entra em vigor o reajuste anual da conta de luz da Celesc.

Segundo cálculos preliminares que estão sendo analisados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela definição do reajuste, a alta média deve ficar entre 10% e 13%.

Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o número definitivo será divulgado pela agência cerca de 10 dias antes do aumento entrar em vigor, mas o percentual não deverá ser muito diferente do que está sendo analisado.

“Todas as distribuidoras do país estão tendo reajustes anuais bem acima da inflação do ano passado (2,95%) porque a energia está mais cara em função da falta de chuvas e há mais custos de encargos setoriais”, explica Siewert.

“O custo da energia responderá por cerca de 50% da alta. A hidrologia está ruim. Isso faz com que tenha mais despacho de geração térmica, que é mais cara. Basta ver que estamos tendo bandeira tarifária vermelha nos últimos meses.Os encargos também vão pesar. Representarão 35% da alta”, complementa o presidente da estatal.

Um encargo que ficou mais caro é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que inclui pagamento de políticas públicas como o subsídio da conta de luz a mais pobres e outros. No ano passado, o reajuste médio da distribuidora de SC ficou em 7,8%, porque foi necessário pagar dívidas de transmissão de energia cobradas por empresas que se disseram prejudicadas ainda na Medida Provisória 579, de 2012.

Fonte: A Hora