Empregados de estatal fazem ‘vaquinha’ contra privatização. Está dando certo…
08/06/2018
Migrar ao mercado livre de energia elétrica
CCEE indica queda de 0,8% no consumo de energia em maio
14/06/2018
Exibir tudo

Postergação da implementação do preço horário para janeiro de 2020

Aneel pretende revisar as bandeiras tarifárias

A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, instituída pelo Ministério de Minas e Energia – MME, deliberou na última quarta-feira (6/6) pela postergação da implementação do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD em etapa horária para janeiro de 2020.

Motivos

Analisando o andamento dos trabalhos, bem como os resultados até o momento da operação sombra, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE entenderam que, para a utilização do DESSEM na programação diária da operação e cálculo do PLD horário, há a necessidade de aprimoramentos no modelo, de forma a melhor representar alguns aspectos da realidade operativa do Sistema Interligado Nacional – SIN.

Embora os referidos aprimoramentos integrem o escopo de implantação do DESSEM, os prazos para implementação, aprovação da metodologia e disseminação junto aos agentes superam a data limite estabelecida pela Resolução 07/2016, do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE. Pela resolução, até 31 de julho de 2018 seria necessária a aprovação da metodologia pela CPAMP, após realização de consulta pública, para efetiva adoção do preço horário no mercado em janeiro de 2019.

As equipes envolvidas no desenvolvimento do preço horário permanecem mobilizadas para a continuidade dos trabalhos, inclusive com a manutenção da operação sombra, que consiste na divulgação das simulações do PLD horário e do CMO semi-horário.

Fonte: CCEE