Tarifa bandeira vermelha
Agosto terá Bandeira Vermelha
28/07/2017
Informativo Enermerco 1708
18/08/2017
Exibir tudo

ANEEL aprova reajuste tarifário da Celesc (SC)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, o reajuste da conta de luz dos consumidores de Santa Catarina. O reajuste médio que será aplicado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) será de 7,85%. No caso dos grandes consumidores de energia, como as indústrias, a média será de 7,77%. No caso dos consumidores domésticos, o aumento médio será de 7,90%.

Confira os percentuais definidos para cada grupo de consumo:

  Efeito médio por Grupo de Consumo* Variação (%)
  Alta Tensão em média (indústrias) 7,77%
  Baixa Tensão em média 7,90%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Reajuste de Tarifas

Os novos valores passam a vigorar a partir do dia 22 de agosto. Os reajustes dados pela Aneel levam em conta os custos de aquisição de energia e de transmissão, além da taxa de remuneração da empresa. Eles acontecem em datas determinadas pelo contrato de concessão firmado com cada distribuidora.

O aumento da Celesc atinge 2,8 milhões de consumidores em Santa Catarina, em 258 municípios do Estado, além dos moradores de Rio Negro, no Paraná, que estão na área de concessão da empresa.

Fontes: ANEEL