Garantia física não deve ser revisada durante concessão de hidrelétricas
24/01/2017
Vai demorar para Brasil retomar grau de investimento, afirma S&P
06/02/2017
Exibir tudo

Conta de luz deve subir 9% para cobrir rombo da União com empresas

Empréstimo feito às distribuidoras vai pesar no bolso do consumidor.

A indenização bilionária devida pelo governo às concessionárias de transmissão de energia – que será paga pelos consumidores e empresas – deve gerar em 2017 um aumento de 8% a 9%, em média, nas contas de luz.

Essa previsão é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e é compartilhada pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). No final do ano passado, a Aneel previa que essa conta geraria uma alta menor, de 5%, em média. O índice, porém, ainda pode mudar, já que o assunto passa por audiência pública e não está fechado. A estimativa foi feita com base nas informações disponíveis neste momento.

A indenização, de cerca de R$ 65 bilhões, será paga pelos próximos oito anos por investimentos feitos pelas empresas até maio de 2000 que ainda não foram amortizados. Vai contribuir, portanto, para deixar as contas de luz mais caras até 2024, mas o impacto a cada ano varia. A partir de 2019, principalmente, tende a ser menor.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, apontou que, mesmo que o impacto médio de 9% se confirme, essa alta vai ser inferior à redução dos custos com transmissão de energia nas contas de luz nos últimos anos. “Lá trás, o impacto da redução da RAP [valor da remuneração paga às empresas de transmissão] foi muito maior”, explicou.

A previsão é que o repasse das indenizações às contas de luz comece em julho. Isso será feito adicionando o custo extra nos reajustes das tarifas das distribuidoras. Para as distribuidoras que passarem antes pelo processo de reajuste, a Aneel deve incluir um custo estimado.

O impacto da indenização às transmissoras nas contas de luz vai ser maior para alguns consumidores e menor para outros, dependendo da região onde vivem.

Alta

Já a Abradee acredita que a indenização levará a reajustes positivos em 2017, ou seja, alta nas contas de luz em todo o País. “Se não tivesse o custo dessa indenização, teríamos reajustes negativos. Com o impacto da indenização, com certeza os reajustes serão positivos”, afirmou o presidente da associação, Nelson Leite.

A entidade prevê que o impacto das indenizações será um pouco maior que o estimado pela Aneel para as contas de luz em 2017: 9,2%, em média. Segundo Leite, consumidores industriais vão sentir ainda mais, pois a tarifa de uso do sistema de transmissão é maior para esses consumidores.