Sobe PLD em 26,9% para próxima semana
17/01/2017
Garantia física não deve ser revisada durante concessão de hidrelétricas
24/01/2017
Exibir tudo

CPAMP divulga novo custo de déficit e parâmetros da CVaR

CPAMP divulga novo custo de déficit e parâmetros da CVaR

 

A Comissão Permanente Para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), em reunião realizada na terça-feira (18/10), aprovou a utilização de patamar único para representação do custo de déficit, a ser aplicado no planejamento da operação e na formação de preço a partir de janeiro de 2017, e de novos parâmetros do CVaR, com implementação a partir maio do mesmo ano.

A CPAMP aprovou o aumento da aversão ao risco representada nos modelos computacionais, a partir da alteração dos parâmetros alfa e lambda do CVaR, para 50 e 40. Na avaliação da Comissão, essa alteração melhorará a informação de custo e de preço nos modelos computacionais e permitirá uma transição mais suave para a implantação da Superfície de Aversão ao Risco (SAR) em 2018. O relatório da CPAMP e as justificativas da escolha do par (50,40) serão submetidos à Consulta Pública no site do MME até o final de outubro. Além disso, no dia 1º de novembro, será realizada, sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), reunião da Força Tarefa Newave para apresentação dos estudos que levaram à adoção da nova parametrização.

Em relação à representação do custo de déficit, a CPAMP recomendou a adoção de patamar único no valor de R$ 4.650,00/MWh a partir de janeiro de 2017. Esse valor, que por coerência foi utilizado nos estudos da nova parametrização do CVaR,  é fundamentado em Nota Técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), referendada pelas demais instituições integrantes da Comissão. A Nota da EPE será incluída até o final de outubro no material da Consulta Pública nº 22/2016, que trata da governança dos Modelos Computacionais. Em função dessa inclusão, a consulta será estendida por mais quinze dias.

O novo custo do déficit e a nova parametrização do CVaR serão considerados no processo de revisão ordinária das garantias físicas das usinas hidrelétricas despachadas centralizadamente.

 

Fonte: http://www.mme.gov.br